inocima.com

Poder das palavras

Power of WordsHoje vi um vídeo que me fez reflexionar tanto que resolvi escrever depois de muito tempo.

Este vídeo é uma síntese do melhor e pior da Publicidade, brilhante e horrível, tão verdadeiro e falso ao mesmo tempo. E também um atestado da imbecilidade humana.

Se você não assistiu ainda veja este link (original em Inglês), ou com legendas em Português aqui.

Genial não? Se eu estivesse buscando uma agência, chamaria eles neste instante. A produção é ótima, gerou ótimos resultados (mais de 15 milhões de views no YouTube, fora outras versões que sem dúvida fizeram sucesso como a em Português com mais de 272 mil SHARES no Facebook!) e muito envolvente. Nunca ouvi falar deles, mas os caras são brilhantes.

Mas justamente esse é o problema. É tudo tão falso, não há um pingo de realidade e ninguém se importa. Provavelmente o ator não é cego, ele está com a barba perfeitamente feita, está pedindo esmola do lado de um StarBucks, no meio de uma escadaria e está tudo bem, ninguém importuna o senhor.

Já estamos tão acondicionados com a miséria fake pela mídia, que ninguém nem pensa nisso mais. Afinal mendigo na TV não fede, pobre está sempre sorrindo, de roupa nova e passada, a empregada / nerd / (colocar o esteriótipo que preferir aqui) são lindos e mais parecem atores de TV do que provavelmente qualquer pessoa que você conheça na vida real.

Mas NINGUÉM SE IMPORTA COM A REALIDADE. As pessoas querem ser entretidas, se sentirem bem, assistir uma história do tipo final feliz. LITERALMENTE 99% aprovaram o vídeo (94.491 likes X 1401 dislikes) e provavelmente não viram nada de errado nele e nem pararam para refletir se isto é verdade ou não.

Vamos pensar, fora a questão da produção irreal:  quantos pedintes você já viu com um slogan legal assim na vida real? (Em outras palavras quantos publicitários ajudaram um pedinte dessa forma?)

bastou mudar o slogan e o produto difícil de se vender, começa a vender como pão-quente imediatamente? (Se a menina tivesse esse toque de midas, já não haveriam mais pedintes na face da terra nesta altura do campeonato)

Mas a GENIALIDADE dos caras é que justamente com esse vídeo eles provam que ESTA É A VERDADE.

“Não importa qual o seu produto! Contrata a gente e nos dê um bom budget que nós conseguimos até fazer uma historinha absurda de um cego indigente ser ajudado por uma publicitária de bom coração ter 99% de aprovação! Diz aí se a gente não é bom? Imagine o que nós podemos fazer pelo seu produto! O que você está esperando, ligue já!”

Basicamente esta é a mensagem, mas obviamente como eles são geniais, está tudo tão bem escrito que ninguém nem percebe a real mensagem, a não ser o pessoal de Marketing que é o público-alvo do vídeo.

Acho que nada sintetiza tão bem porque me desiludi com Publicidade antes mesmo de me formar, ou porque nossa sociedade parece não melhorar nunca. A ironia é que vi este vídeo através de um post que foi feito por um político, ele provavelmente entendeu a mensagem e talvez por isso mesmo que este é o melhor vídeo que ele já viu.

PS. Talvez não seja nada disso, notei na descrição do post original que há alguns links relacionados para a campanha original e talvez seja algo realmente bom. Mas obviamente o contexto se perdeu completamente quando o político colocou no perfil do Facebook dele (sem colocar link para o original).

PS2. Vi agora que o político é formado em Publicidade… que combinação… perfeita.